MATEMÁTICA NA PRÉ ESCOLA
Através das diversas atividades do Jardim, tais como jogos, brinquedos, modelagem, manuseio de pauzinhos, caixas, etc., a criança vai adquirir conhecimentos matemáticos.
Dessa iniciação dependerá muito seu interesse pela Matemática no decorrer de sua vida.
A Professora deve dar à criança oportunidade para observar tudo que a rodeia, contando, comparando, medindo, etc.
Deve a Professora aproveitar as situações reais, para a iniciação matemática.
A criança na idade pré-escolar é dotada de excelente memória .
É conveniente ensinar pequenas quadrinhas e canções envolvendo assuntos matemáticos.
A Professora, para dar conhecimentos numéricos, poderá dar exercícios como contar as rodas do automóvel, as pernas dos bichinhos e outras situações conhecidas pelas crianças.
Deve a Professora relacionar os números com coisas conhecidas da criança, a fim de auxiliar a formação de idéia geral.
Deve a Professora relacionar os números com coisas conhecidas da criança, a fim de auxiliar a formação de idéia geral.
No Jardim de Infância a Professora deve limitar seus ensinamentos à primeira dezena e em pequenos grupos de crianças.
Brincar com pequenos recipientes plásticos com líquidos dentro, ajuda a compreenderem o que vem a ser volume.
A medida do tempo e do espaço não deve ser esquecida.
Para se obter bons resultados, deve ser levada em conta a capacidade da criança e a faixa etária com o qual estamos trabalhando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário