TRÊS PEDAGOGAS COM AMOR

TRÊS PEDAGOGAS COM AMOR

sexta-feira, 9 de maio de 2008


CLUBE DA LEITURA MALA VIAJANTE
Essa idéia da confecção da Mala Viajante encontrei no site, sempre maravilhoso, da Cristiane Silva.
http://blog.orolix.com.br/blog/brincandoeducando/

A mala é feita com uma caixa de DVD ou qualquer outra que possa ser carregada com uma alça pelos alunos.Pintei com tinta preta, os detalhes em branco e usei figuras de livros, papéis de presente, etc.

Usem a criatividade, meninas!Se não tiverem esse tipo de caixa, façam adaptações. Usem recortes de EVA para os enfeites, pintem com guache, etc.

Antes de mostrar a MALA VIAJANTE, contei para os alunos que logo, logo estaria trazendo uma novidade para deixar o nosso CLUBE DA LEITURA mais interessante através das asas da imaginação.

A cada dia da semana ou de dois em dois dias (depende), uma criança é sorteada para levá-la pra casa.Nela estão livros de diversos assuntos (fábulas, contos, lendas, etc), de acordo com o que já está sendo trabalhado em sala de aula.

A criança sorteada deveria escolher um dos livros em casa e, no dia seguinte, lia e comentava durante a aula, para todos os outros alunos: qual era o assunto do livro, o que tinha mais lhe chamado atenção, autor, a razão da escolha, editora, coleção, etc.Antes da MALA VIAJANTE, os alunos já faziam esse tipo de leitura, voluntariamente, escolhendo um livro no CANTINHO DA LEITURA para ser apresentado na sala e alguns também são lidos por mim.

Os títulos estão sendo anotados num cartaz e após a apresentação, sempre existem alunos interessados pela leitura desses livros.

É o que chamamos de “boa propaganda” do livro.

Além disso, toda semana eles escolhem pelo menos dois livros que são também levados para a casa, e posteriormente respondem uma ficha de leitura sobre o mesmo, com um prazo anteriormente combinado.

Existe um caderno para anotar a retirada e a devolução dos livros que é assinado por cada aluno.

Eu costumo usar a leitura no início, ou quando falta pouco tempo para a aula terminar.

A aula se torna calma, aconchegante e a quantidade de informação adquirida é enorme, nesse horário que eles tanto adoram!

Finalizando, só posso dizer que o interesse dos alunos, pela leitura, me surpreende a cada dia!!!Espero que dê certo com a sala de vocês também!!

E não deixem de comentar!!

Abraços

Um comentário:

Tatyanne Israel disse...

Olá Ilca, Lu e Ana! Tudo bem? Gostaria muito que vcs me enviassem o modelo da ficha de leitura que vcs utilizam com seus alunos e do caderno de registro. Obrigado!
audrynhaisrael@gmail.com