TRÊS PEDAGOGAS COM AMOR

TRÊS PEDAGOGAS COM AMOR

sábado, 31 de janeiro de 2009


PROJETO Aula de Reforço

UM COMPROMISSO DE TODOS.


JUSTIFICATIVA

Ser parceiro do aluno nas dificuldades significa ficar atento à maneira como os alunos aprendem, preocupando-se com a forma de corrigir e lidar com o erro.O fundamental é mudar a postura e transformar o erro e as dificuldades em situações de aprendizagem para que todos possam acertar juntos e alcançar os objetivos propostos.

O acompanhamento do professor junto aos alunos, deve ser contínuo e diagnosticador, pois é uma espécie de mapeamento que vai identificando as conquistas e as dificuldades dos alunos em seu dia-a-dia.

O professor deve tornar-se em um “investigador”, acompanhando o aluno na realização de suas tarefas.O trabalho de reforço, em de encontro à proposta da “Escola Ideal”, ou seja, trabalhar coletivamente, reformulando atividades e construindo novos meios que levem os alunos a se “descobrirem” e a “descobrir” o seu potencial.Sendo responsável pelo desenvolvimento do aluno, o professor busca resgatar a auto-estima do mesmo e transformá-lo num aluno capaz de ter conhecimento e capacidade de aprender. Aos olhos dos alunos, o professor é muito importante, e suas atitudes e sua ajuda vão ajudá-los a construir imagens positivas sobre a proposta de trabalho realizado por eles.

OBJETIVOS

O trabalho na escola, deve:·

Estimular o aluno a localizar os erros;·

Permitir ao aluno que compreenda o seu potencial;·

Criar condições favoráveis que levem os alunos a aproximar-se mais do conhecimento;·

Criar novas técnicas, métodos e procedimentos para trabalhar as atividades, as quais os alunos apresentam dificuldades;·

Estimular o aluno a solucionar suas dúvidas, proporcionando um conhecimento amplo sobre o assunto estudado.

ESTRATÉGIAS

Sabemos e temos a convicção de que o aluno é o “centro do processo educativo” e cabe ao professor ser um agente ativo, mediador entre aluno e conhecimento e também ser responsável pela sua formação e pela sua aprendizagem.O professor deve planejar aulas diversificadas, que estimulem a compreensão do aluno e ao mesmo tempo desperte interesse.Que as aulas sejam dinâmicas, atingindo a dificuldade apresentada e ao mesmo tempo orientadas explorando o ponto negativo apresentado.Fazer um diagnóstico e descobrir o que os alunos aprenderam e o que não aprenderam e como deverá trabalhar com as dificuldades dos alunos.

AVALIAÇÃO

Mudar a prática de ensinar não significa mudar o funcionamento das atividades escolares.Precisamos adotar meios e métodos que valorizem nosso aluno e ao mesmo tempo buscar trabalhar dentro de um proposta inovadora e consciente, pois encontramos desafios e precisamos preparar os alunos e ao mesmo tempo estarmos preparados para novas mudanças.Nesse processo contínuo, é necessário partilhar as idéias e desenvolver o pensamento, pois “o aluno não nasce pronto”, é necessário que seja lhe seja inserido informações, orientações e ao mesmo tempo, conduzi-lo ao caminho da descoberta, da expectativa.Sabemos que o aluno motivado, aprende com mais facilidade, com mais interesse, e consegue estabelecer relações entre sua vivência e o que acontece ao seu redor.O importante esclarecer é que a aprendizagem vivenciada é duradoura, progressiva, e não podemos ser “os responsáveis” em deixar “lacunas” na aprendizagem dos alunos. Devemos procurar meios e formas adequadas de conduzir o nosso aluno a um crescimento pessoal, intelectual e fazê-lo um “aluno criativo, feliz”, capaz de realizar suas atividades com interesse, bom desempenho e vontade de aprender.Se o professor apresenta vontade, interesse e responsabilidade em recriar e refazer sua proposta de trabalho, com certeza, os alunos responderão com atitudes positivas e ao mesmo tempo, apresentarão resultados satisfatórios.

7 comentários:

Unknown disse...

Essas dicas foram muito importante para o meu início de trabalho, pois irei trabalhar somente com aula de reforço na minha escola e como professora pesquisadora acho importante que busquemos informações e as encontramos de maneira tão rica e eficaz! Parabéns!!

linguisticando disse...

Gostaria de saber se o projeto aulas de rwforço é de autoria de uma de vocês, pois gostaria de usar o texto e, portanto, preciso pedir autorização da autora que, segundo um site, é Deila Magda Ferreira...
Obrigada,
taislevy@hotmail.com

Beatriz Salles André Sacramento de Santana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sandra Regina Salles disse...

Me formei na Universidade Cruzeiro do Sul vcs tem um local próprio para dar aula de reforço???
Parabéns pela informações sobre o dever um professor.

Sandra Regina Salles disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Beatriz Salles André Sacramento de Santana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sandra Regina Salles disse...
Este comentário foi removido pelo autor.