TRÊS PEDAGOGAS COM AMOR

TRÊS PEDAGOGAS COM AMOR

terça-feira, 26 de abril de 2011

AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA PARA O 5º ANO

ESCOLA MONTEIRO LOBATO,______ABRIL


NOME________________________________ANO____________

PROFESSORA__________________________________

VERIFICAÇÃO APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA



1- Complete conforme as informações que você já sabe:

a)Quando D João VI voltou a Portugal no ano de 1840 e deixou seu filho________________ com a idade de ______anos, para governar o________________________.

b) No ano de ________ Dom____________ Proclamou a ______________________________________________________.



2- Leia o texto e responda as questões:

E A HISTÓRIA CONTINUA ASSIM...

A HISTÓRIA DIFERENTE

Durante algum tempo aprendemos que uma princesa muito boazinha chamada Isabel assinou uma lei e libertou todos os escravos do Brasil. Por isso, foi aclamada “A Redentora”. E todos viveram felizes...

Será?! Será que os problemas dos escravos foram solucionados? Será que os governantes se preocuparam com o futuro dos negros, que vieram de outros países, que não possuíam terras nem empregos?

Basta olhar a nossa realidade para responder estas perguntas.

No Brasil havia muitas pessoas contra a escravidão, até mesmo alguns fazendeiros que desejavam contratar os serviços dos imigrantes europeus.

E foi nesse contexto que a Princesa Isabel assinou a lei que encerrou oficialmente a escravidão do Brasil. O Brasil foi o último país do mundo a libertar os escravos.

Se, com a lei, todos estavam livres, o que deveria ter sido diferente?

a) Leia o texto e, de acordo com a sua opinião, responda a última pergunta que ele nos propõe.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



b) Que nome recebeu a lei que libertou os escravos no Brasil?

____________________________________

c) Quem assinou essa lei? Em que data?

____________________________________





d) Você acha que nos dias atuais ainda existem pessoas que vivem em regime de escravidão? Explique:

____________________________________________________________________________________________________________________________________

3- O maior objetivo de Portugal era explorar nossas riquezas.

Enumere as atividades econômicas do Brasil de acordo com a ordem em que aconteceram:

( ) Cultivo da cana-de-açúcar.

( ) Extração do pau-brasil.

( ) Mineração: exploração do ouro e pedras preciosas.

4-Vem a república!

D. Pedro II deixa de governar em 15 de novembro de 1889, quando o Marechal Deodoro da Fonseca proclama a República e passa a governar o Brasil até ser promulgada a 1ª Constituição da República em 24 de outubro de 1891.

a) Explique o que é:

Monarquia:

______________________________________________________________________________________________________________

República:



_______________________________________________________

__________________________________________________________________

Constituição:

¬¬____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5- desembaralhe as transformações politicas que o Brasil sofreu da Monarquia até a República e relacionando-os com as explicações abaixo:





É C F A



Ç A A B I L O O



A R G U R A OD I G A P A R U A



AD C L P O R A Ç M A O A A R P B L E U I C







• Foi o principal produto da época, os fazendeiros que o plantavam tinham interesse em participar da política do
Brasil que era centralizado pelo imperador.____________________________________

• Foi um conflito que envolveu o Brasil e alguns países da américa do sul e ocasionou um desanimo muito grande em ralação ao governo imperial_______________________________

• Movimento que cresceu e que tinha vontade de mudar a forma de governar do país, com a força dos militares em 1889 aconteceu este marco no país________________________________________________________________

• Movimento que lutava pela libertação dos escravos__________________________

6. Enumere associando os termos a seus respectivos enunciados:

(1) Lei dos Sexagenários

(2) Quilombos

(3) Lei Eusébio de Queiroz

(4) Lei do Ventre Livre

(5) Lei Áurea

( ) Núcleo de resistência dos escravos, sendo o de Palmares o mais conhecido.

( ) Lei que libertava os filhos dos escravos nascidos a partir daquela data.

( ) Declarou livre os escravos com mais de 65 anos.

( ) Lei de 1888 que extinguiu a escravidão do Brasil.

( ) Proibia o tráfico de escravos a partir de 1850.



7- Faça um desenho retratando toda a história de Brasil que você aprendeu

No Brasil-Monarquia e Brasil República observando todos os acontecimentos;

Um comentário: