TRÊS PEDAGOGAS COM AMOR

TRÊS PEDAGOGAS COM AMOR

terça-feira, 26 de abril de 2011

AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA PARA O 5º ANO

ESCOLA MONTEIRO LOBATO,______ABRIL


NOME________________________________ANO____________

PROFESSORA__________________________________

VERIFICAÇÃO APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA



1- Complete conforme as informações que você já sabe:

a)Quando D João VI voltou a Portugal no ano de 1840 e deixou seu filho________________ com a idade de ______anos, para governar o________________________.

b) No ano de ________ Dom____________ Proclamou a ______________________________________________________.



2- Leia o texto e responda as questões:

E A HISTÓRIA CONTINUA ASSIM...

A HISTÓRIA DIFERENTE

Durante algum tempo aprendemos que uma princesa muito boazinha chamada Isabel assinou uma lei e libertou todos os escravos do Brasil. Por isso, foi aclamada “A Redentora”. E todos viveram felizes...

Será?! Será que os problemas dos escravos foram solucionados? Será que os governantes se preocuparam com o futuro dos negros, que vieram de outros países, que não possuíam terras nem empregos?

Basta olhar a nossa realidade para responder estas perguntas.

No Brasil havia muitas pessoas contra a escravidão, até mesmo alguns fazendeiros que desejavam contratar os serviços dos imigrantes europeus.

E foi nesse contexto que a Princesa Isabel assinou a lei que encerrou oficialmente a escravidão do Brasil. O Brasil foi o último país do mundo a libertar os escravos.

Se, com a lei, todos estavam livres, o que deveria ter sido diferente?

a) Leia o texto e, de acordo com a sua opinião, responda a última pergunta que ele nos propõe.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



b) Que nome recebeu a lei que libertou os escravos no Brasil?

____________________________________

c) Quem assinou essa lei? Em que data?

____________________________________





d) Você acha que nos dias atuais ainda existem pessoas que vivem em regime de escravidão? Explique:

____________________________________________________________________________________________________________________________________

3- O maior objetivo de Portugal era explorar nossas riquezas.

Enumere as atividades econômicas do Brasil de acordo com a ordem em que aconteceram:

( ) Cultivo da cana-de-açúcar.

( ) Extração do pau-brasil.

( ) Mineração: exploração do ouro e pedras preciosas.

4-Vem a república!

D. Pedro II deixa de governar em 15 de novembro de 1889, quando o Marechal Deodoro da Fonseca proclama a República e passa a governar o Brasil até ser promulgada a 1ª Constituição da República em 24 de outubro de 1891.

a) Explique o que é:

Monarquia:

______________________________________________________________________________________________________________

República:



_______________________________________________________

__________________________________________________________________

Constituição:

¬¬____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5- desembaralhe as transformações politicas que o Brasil sofreu da Monarquia até a República e relacionando-os com as explicações abaixo:





É C F A



Ç A A B I L O O



A R G U R A OD I G A P A R U A



AD C L P O R A Ç M A O A A R P B L E U I C







• Foi o principal produto da época, os fazendeiros que o plantavam tinham interesse em participar da política do
Brasil que era centralizado pelo imperador.____________________________________

• Foi um conflito que envolveu o Brasil e alguns países da américa do sul e ocasionou um desanimo muito grande em ralação ao governo imperial_______________________________

• Movimento que cresceu e que tinha vontade de mudar a forma de governar do país, com a força dos militares em 1889 aconteceu este marco no país________________________________________________________________

• Movimento que lutava pela libertação dos escravos__________________________

6. Enumere associando os termos a seus respectivos enunciados:

(1) Lei dos Sexagenários

(2) Quilombos

(3) Lei Eusébio de Queiroz

(4) Lei do Ventre Livre

(5) Lei Áurea

( ) Núcleo de resistência dos escravos, sendo o de Palmares o mais conhecido.

( ) Lei que libertava os filhos dos escravos nascidos a partir daquela data.

( ) Declarou livre os escravos com mais de 65 anos.

( ) Lei de 1888 que extinguiu a escravidão do Brasil.

( ) Proibia o tráfico de escravos a partir de 1850.



7- Faça um desenho retratando toda a história de Brasil que você aprendeu

No Brasil-Monarquia e Brasil República observando todos os acontecimentos;

5 comentários:

♂∟Igor Laraµ♂ disse...

Essa eu errei muito.
D:

cristina victor disse...

eu estou encantada com o trabalho de vocês, trabalho numa escola pública na baixada muito pobre e sem recurso, eu inclusive preciso fazer um curso de informática básica, para pelo menos aprender imprimir, copiar ou ajuda,DEUS ILUMINE VOCES,OBRIGADO CRISTINA VICTOR

cristina victor disse...

463eu estou encantada com o trabalho de vocês, trabalho numa escola pública na baixada muito pobre e sem recurso, eu inclusive preciso fazer um curso de informática básica, para pelo menos aprender imprimir, copiar ou ajuda,DEUS ILUMINE VOCES,OBRIGADO CRISTINA VICTOR

cristina victor disse...

463eu estou encantada com o trabalho de vocês, trabalho numa escola pública na baixada muito pobre e sem recurso, eu inclusive preciso fazer um curso de informática básica, para pelo menos aprender imprimir, copiar ou ajuda,DEUS ILUMINE VOCES,OBRIGADO CRISTINA VICTOR

cristina victor disse...

ESTOU FELIZ EM SABER QUE TEM SEMPRE PESSOAS COMO DESTE SITE AJUDANDO SEMPRE